DICIONÁRIO DE MARKETING

 

Caso queira saber o significado de alguma expressão que não consta dos livros básicos de marketing (por exemplo, os alfarrábios do Kotler), nem tampouco é encontrada no Google, e nem em nosso dicionário, favor nos enviar um e-mail.

Termos em inglês, por favor, clique aqui para ter acesso ao dicionário virtual da AMA - American Marketing Association -, com mais de 4000 termos.

A-C :: D-I :: J-O :: P-Z

D - I
Declínio (CVP):

Fase em que um produto diminui suas vendas e sua lucratividade e o produto pode ser abandonado.
Demanda:

Número de compras possíveis para um determinado produto ou serviço, num determinado mercado e em um determinado espaço de tempo.
.
Demografia:

As características mensuráveis de um mercado ou de uma população em termos de número de pessoas, densidade territorial, sexo, idade, raça, estado civil, formação, ocupação, etc.
Desejo:

Diferentemente da necessidade, que indica a privação de uma satisfação básica, o desejo é uma atitude ou emoção moldada ou culturalmente ou por traço de personalidade ou por estilo de vida.
.
Diferencial Atributo de um serviço que diferencia uma empresa dos seus concorrentes, sob a ótica dos seus clientes-alvo. Ver também Vantagem Competitiva.
Dissonância cognitiva:

Desconforto que pode acontecer após a compra, geralmente relacionado a bens de alto valor..
Estratégias de marketing:

O conjunto de ações previstas para alcançar os objetivos de marketing..
FFOA
Análise feita durante a fase de planejamento do plano de marketing visando encontrar as forças e fraquezas da empresa e as oportunidades e ameaças (SWOT) do mercado atendido por essa mesma empresa, com a finalidade de traçar estratégias reforças as forças e oportunidades e eliminar ou diminuir as fraquezas e ameaças. Uma das partes componentes do Plano de Marketing
Inovação:
Um produto ou serviço que é percebido como sendo novo, diferente dos demais produtos e serviços existentes.
Intermediários:
Empresa ou pessoas que são o canal de distribuição dos produtos e serviços e se situam entre os clientes e o produtor, donde vem seu nome, fazendo chegar esses produtos e serviços aos consumidores finais.
Introdução (CVP):
Fase em que um produto foi desenvolvido e está sendo colocado à disposição do mercado.


© Copyright 2002-2007, Carlos Alberto de Faria, Merkatus
Este "site" foi desenvolvido pela Merkatus.